BLOG

RUSSAS
Imagem aérea da cidade de Russas
13/03/2015

RUSSAS

Russas é um município cearense, localizado na região do Jaguaribe, sendo conhecida como a “Terra da Laranja”, “Terra de Dom Lino” e “Capital do Vale do Jaguaribe”.  Situa-se à 165 km da capital Fortaleza, tendo como principal acesso a BR 116.
Sua importância para a região é histórica, uma vez que a cidade logo se tornou o centro para onde convergia todo sertão jaguaribano. Assim, foi primeiramente o núcleo militar centro religioso, com a construção da Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Russas. Depois, constituiu-se também como centro econômico, político e administrativo, cujo território englobaria atualmente cerca de 17 cidades das cercanias.
A origem do nome Russas tem sido debatida por grandes estudiosos do Ceará. Veja as principais teorias:
- Cor das éguas de um velho fazendeiro chamado Zacarias do Pedro Ribeiro nos primeiros anos do povoamento, que possuía cobiçadas e vistosas éguas de cor ruça. Os animais se destacavam pela uniformidade de sua cor encarnada, sendo batizadas de éguas russas (embranquecidas). Está é a versão mais popular.
- Existência local de algumas pedras brancas de granito, com partes pintadas de tinta vermelha. Vistas de longe, se assemelham às éguas russas. Está é a versão segundo pesquisadores da História.
- Reminiscência sentimental de alguma família pernambucana que se estabeleceu nesta zona e teria dado ao local o nome da sua terra de origem, uma serra com o mesmo nome, localizada no nordeste de Pernambuco. 


©2017 CineFestiVal Festival Internacional do Vale do Jaguaribe

Uma produção Deberton Entretenimento
SAUTO